Amar e Servir: Nosso grande Desafio

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." Romanos 7:10

O mundo vive numa correria desenfreada e sem nenhum critério porque perdeu a sabedoria do alto que nos ensina a viver de acordo com a vontade de Deus, por isso:
Nós consumimos demais e gastamos sem critérios.
Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados,
lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos em oração.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Murmuramos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver;
Adicionamos anos a nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos a shoppings,

mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma;
Dominamos o átomo, mas não nosso preconceito;
Escrevemos mais, mas aprendemos menos;
Planejamos mais, mas realizamos menos...

Aprendemos nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação,

produzimos mais cópias do que nunca,
mas nos comunicamos cada vez menos.

Estamos na era do "fast-food" e da digestão lenta;
Do homem grande, de carater pequeno;
Lucros acentuados e relações vazias

Essa é a era de:
Dois empregos, vários divórcios,
Casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis e dos cérebros ocos.
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.
Lembre-se de dizer "eu te amo" às pessoas que ama, mas,

em primeiro lugar, agradecer a Deus por elas.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vem de lá de dentro.
Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre.

Crescer como Cedro no Líbano.

"O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano" Sl 92:12


1- Crescimento Lento Mas Consistente.

Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O Cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros.


Entendemos, portanto, que o foco está no lançar das raízes muito mais do que nas evidências externas. Notamos muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. No entanto, como o cedro, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. A essência da Palavra de Deus é o AMOR. Quanto mais nos exercitamos no Amor a Deus e ao próximo, mais profundas serão nossas raízes, e depois, no seu devido tempo, passaremos a manifestar um crescimento gradativo. “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (Efésios 3:17-18 )

1. Raízes que Buscam as Águas Profundas

Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas. Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local. Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida.

Nas mais diversas ocasiões, se nos descuidarmos, estaremos sempre achando um bode expiatório para os nossos fracassos. No entanto, o ensino bíblico nos mostra que apesar da ausência de chuvas ou de fatores externos extremamente desfavoráveis, há de se encontrar as águas mais profundas. Aquelas que se acham quando são buscadas. Não estão na superfície da indiferença nem da preguiça. Não estão no limiar do conformismo ou da apatia espiritual. Elas estão no lugar da fome e da sede de Deus. Elas se encontram no lugar do desejo de ser alguém para Deus e para o mundo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 )


1. Raízes Que Abraçam a Rocha

Há informações de que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha pára de crescer. No caso do cedro do Líbano a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha mais firme ficará. Para muitos o encontro com a rocha fará cessar o seu crescimento. Refiro-me aos que vivem fora da Palavra de Deus. Eles vão crescendo e desenvolvendo seus projetos pessoais até esbarrarem em Cristo e em Seus imutáveis princípios. Não podem prosperar à maneira de Deus porque seus métodos, fórmulas, motivações e ações são condenados por Ele.

Não é assim com o justo que continua crescendo até suas raízes se firmarem na rocha, abraçando-a e estabelecendo uma relação de maior intimidade. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.” (1 Pedro 2:7-8 )

CONCLUSÃO

O nosso desejo é o de assimilar as verdades paralelas expressas pela figura do cedro do Líbano. Devemos fazer isso porque foi Deus quem disse que cresceríamos como ele.


Autor: Wilson Maia dos Santos-INSEJECRIB

A LUTA CONTRA A PROFANAÇÃO DA CASA DO SENHOR

A casa de Deus é um lugar sagrado. Tem princípios e regras básicas para se observar, os quais quando quebrados, desvirtuam a sua concepção e se transformam num lugar comum. Isto se chama profanação, mudança de destinação. (Ez 5.11; Sl 89.7; Jr 7.30)

1 – Misturar o Sagrado com o profano (Jo 4.23,24)
· Aceitar músicas mundanas e peças teatrais incompatíveis.
· Usar qualquer tipo de vestimenta.
· Realizar reuniões de cunho não espiritual dentro do templo.

2 – A irreverência indica falta de temor a Deus (Rm 12.1)
· Sem reverência oferecemos sacrifício de tolo (Ec 5.1).
· Sem ordem e decência vira profanação (1Co 14.40).
· Com falta de reverência não é racional (Sl 89.7).

3 – Fazer mau uso do lugar santo ou das coisas sagradas
· Transformar a casa do Senhor em feira (Jo 2.13-16).
· Tomar para si o que é do Senhor.
· Usar os utensílios da casa do Senhor para fins seculares (2Cr 33.1-9).

4 – Os inconvenientes no templo são uma afronta a Deus
· Ensinar coisas contrárias à Palavra de Deus.
· Criticar ou gracejar contra as autoridades eclesiásticas constituídas.
· Brigas, contendas e desavenças entre irmãos (Sl 133.1) .

Precisamos prestar atenção em tudo que mancha e desmerece a casa de Deus; recusar estas coisas é responsabilidade nossa. Quando permitimos adentrarem à casa do Senhor com trajes inconvenientes, quando deixamos de prestar o verdadeiro culto a Deus, estamos, de certa forma, aceitando a profanação da casa do Senhor e ofendendo Sua santidade.

Super-Herois Gospel



Quando criança eu amava assistir os desenhos animados que continham super-heróis. Em especial lembro que não perdia um episódio sequer do “Super-amigos”, onde o Super-homem, a Mulher Maravilha, o Aquaman, Batman, Robin e outros mais defendiam o planeta de terríveis vilões.

Pois é, ao perceber que em algumas de nossas igrejas os ditos pastores se autodenominaram com títulos de efeito, tive a impressão de que o famoso desenho ganhou novos personagens, senão vejamos: Missionário Voz de Trovão, Pastor Filho do Fogo, além das Profetizas do Fogo, do Vaso de Poder e tantos outros mais.
Infelizmente depois do circo gospel eis que surge no cenário nacional os super-heróis gospel.

Irmãos, sinceramente fico a imaginar alguém anunciando dos púlpitos de nossas igrejas as próximas atrações:

- Venham ver o varão fogo puro!
- Não deixem de assistir o poderoso profeta que ressuscita mortos!
- Não percam no culto da noite o varão do sapatinho de fogo.
- Venham ouvir a menininha de 5 anos que já é um vaso de poder e milagres!

Ora, na busca incessante de novos eventos gospel, a cada dia que passa, nosso cardápio de atrações aumenta. Infelizmente, em nome do "ré-té-té de Jeová", a Palavra de Deus deixou de ser pregada faz tempo, o louvor se tornou a repetição de mantras durante longos minutos catársicos de uma coletividade doentia e reprimida, e Deus passou de receptor do culto para um simples instrumento de manipulação de massa e cobrador dos impostos eclesiásticos que o pecador tem que pagar para alcançar a bênção.

Meu amigo, não dá para continuarmos brincando; antes pelo contrário, em dias como os que vivemos, somos chamados a desenvolver uma espiritualidade simples, abnegada e centrada exclusivamente em Cristo.

Inversão de Valores

Antigamente, se primava pelos bons costumes, pelos valores morais e pela pureza mental. Hoje em dia, a coisa tem mudado. Antes, era normal perguntar uma coisa no sentido de confirmação. Agora, o sentido é de desdém.Não entendeu? Eu explico:

Antes, a pergunta de confirmação era: “Você está ouvindo o que seu pai diz, né?”

Hoje, a pergunta de desdém é: “Você está ouvindo o que seu pai diz, é?!”


Antes, a pergunta de confirmação era: “Você vai seguir o que seu pastor ensina, né?”

Hoje, a pergunta de desdém é: “Você vai seguir o que seu pastor ensina, é?!”

Antes: “Você é virgem, né?”
Hoje: “Você é virgem, é?!”

Antes: “Mas você vai esperar pelo casamento, né?”
Hoje: “Mas você vai esperar pelo casamento, é?!”

Entendeu agora? Entendeu como uma expressão coloquial muda o sentido das coisas? Isso aliado a coisas típicas como as promiscuidades, as revoltas, as subversões e as idiotices precoces têm mudado a forma de agir de muita gente. Sim, as pessoas têm mudado o rumo das coisas para o lado mal do destino. O bem vira mal. O mal vira bem (Is 5.20). E, indo de mal a pior, as pessoas correm no desenfreamento de dissolução e ainda acham estranho se não agimos da mesma forma (1Pe 4.4).




Inverter os valores está cada dia ganhando proporções gigantescas e colocando em risco as verdades bíblicas. A iniqüidade está aumentando e o homem se corrompendo. O ser humano busca satisfação plena na terra e usa o Evangelho como meio de vida e fonte de lucros e vantagens.

1 – O eterno sendo substituído pelo passageiro (1Tm6.3-10,17-19)
· Os valores espirituais deixados de lado (2Co 4.18)
· As prioridades cristãs em segundo plano (Mt 6.33)
· A busca pela prosperidade material como foco

2 – O que foi recebido de graça sendo vendido
· De graça recebestes de graça dai. (Mt 10.8)
· A comercialização da Fé (At 8.18-20)
· Oferecer o evangelho como moeda de troca

3 – O valor exterior acima do valor interior (1Pe 3.4)
· A beleza sendo olhada pelo lado de fora (Mt 23.25-28)
· As pessoas valem pelo que Tem e não pelo que são
· Culto ao homem e não a Deus (Jo 4.23,24)

4 – Os valores éticos e morais sendo desprezados (Rm 1.26,27)
· Os valores morais não fazem mais diferença
· As escolhas de líderes eclesiásticos seguem outros parâmetros (Gl 4.3)
· O desprezo do conhecimento de Deus por técnicas humanas (Ef 2.12)

No mundo atual, a maioria dos cristãos abraça a pós-modernidade com suas concepções iníquas, ficando dessa forma, insensíveis diante das coisas divinas e agindo na contramão bíblica. A inversão de valores espirituais está se tornando uma doença crônica no meio evangélico.