Viver Jesus na Plenitude



Era uma vez, uma senhora que tinha muitos problemas.
Constantemente, em suas orações, ela pedia que Jesus viesse visitá-la no seu sofrimento.
Um dia, Jesus bateu a sua porta ( Ap 3:20 ), ela maravilhada, convidou-o a entrar, e o Senhor e Salvador Jesus Cristo, sentou-se na copa, sala de jantar.
Era uma mesa muito bonita de vidro, que até tinha sobre ela, uma bíblia aberta no Salmo 117. Numa das paredes da casa, estava pendurado um lindo quadro com o Salmo 23.
 ‘ Senhor Jesus ’, disse a mulher, ‘ em primeiro lugar, gostaria de dizer que é uma honra muito grande recebê-lo pessoalmente em minha casa, conforme o Senhor deve saber, estou passando por grandes lutas. Mas eu também sei, que se o Senhor me ajudar, minhas dificuldades, e o anseio do meu coração, serão sanados.’
‘- Filha minha ’, interrompeu o Senhor Jesus, ‘ antes de conversarmos sobre suas dificuldades e sobre seus pedidos, gostaria de conhecer sua casa.
- Onde é o lugar que você dorme? ’
No mesmo instante, a mulher se lembrou que guardava, no quarto, cigarro na gaveta da cômoda, então apressou-se em dar uma desculpa: ‘ Não, Jesus, lá não! Meu quarto está desarrumado, deixa pra quando estiver em ordem! ’
‘ Bem’, disse Jesus, ‘ e a cozinha, posso conhecê-la? ’ A mulher lembrou que na cozinha havia algumas garrafas de bebida, que ela não gostaria que Jesus visse.
‘ Senhor Jesus, desculpe, mas prefiro que não’, respondeu a mulher, ‘ a minha cozinha está vazia, não tenho nada de bom, a não ser água na geladeira.’
Neste instante, um barulho forte interrompe a conversa: Pam, pam, pam . . .! Era alguém que batia furiosamente na porta da sala, a mulher se levantou, assustada, e foi ver quem era. Abriu a porta meia desconfiada, e viu que era o diabo.
‘ Sai da frente que eu quero entrar!’, ordenou-lhe o diabo. ‘ De jeito nenhum, tá amarrado!’, respondeu a mulher, e assim começou a briga. Com muita dificuldade e desgaste físico, a mulher conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta.
Cansada, a mulher voltou para sala e continuou: ‘ Então, Senhor Jesus’, disse ela, ‘ como eu estava falando com o Senhor, estou precisando de tantas coisas...’ Mas, outra vez a conversa é interrompida por um barulho forte, que vinha da janela do quarto.
A mulher correu para ver quem era, e ao abrí-la, deparou-se novamente com o diabo:
‘agora não tem jeito, eu vou entrar! ’ disse ele. Mais uma vez a mulher se debateu com ele e conseguiu trancar a janela.
‘ Senhor Jesus’, disse ela, ‘ desculpe a interrupção, conforme lhe dizia...’
Outra vez, dos fundos da casa, se ouvia tamanho barulho, como se alguém quisesse derrubar a casa, era novamente o diabo. ‘ Eu quero entrar, não adianta fechar novamente!’
A mulher, já exausta, lutou com o diabo e conseguiu mantê-lo do lado de fora da casa.
Ao voltar, triste, disse a Jesus:
‘ Eu não entendo. O Senhor esta na minha casa e por que o diabo fica insistindo em entrar?’
‘ Sabe o que é filha minha? ’, explicou Jesus, ‘ é que na sua casa você me deu só a sala de jantar, nem na sala de estar posso entrar, pois você usa para assistir suas novelas. Até gostaria de ajudá-la, mas noto também que você tem uma sala de televisão e nem tem uma sala de oração.’
A mulher humildemente entendeu a lição de Jesus e fez uma faxina na casa para entregá-la totalmente aos cuidados do Senhor e Salvador Jesus.
Neste mesmo instante, o diabo bateu mais uma vez a porta. A mulher olhou para Jesus sem entender, e o Rei dos Reis disse: ‘ Deixa que desta vez eu atenderei.’
Quando o diabo viu que era Jesus, que atendia a porta, disse: ‘ Desculpe, foi engano! ’ e desapareceu.
E é assim que perdemos muitas bênçãos dentro da nossa própria casa.

Consagramos parte da casa e muitas das vezes somente parte da nossa vida.

" Põe em ordem a tua casa. " - 2 Rs 20:1
" Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. " - Sl 127:1
" Somos da família de Deus. " - Ef 2:19
" Sua casa tem que ser chamada casa de oração " - Mt 21:13
" Sua casa tem que ser edificada sobre a rocha " - Mt 7:24
" Sua casa não pode estar inclinada para a morte " - Pv 2:18
" Sua casa tem que ser edificada com sabedoria " - Pv 9:1

Escrever na Areia



Certa feita, dois amigos, Mussa e Nagib, viajavam pelas estradas que recortam as tristes e sombrias montanhas da Pérsia. Eram nobres e ricos e andavam acompanhados por seus servos e ajudantes. Certa manhã, chegaram as margens de um grande rio barrento e impetuoso. Para que continuassem o caminho, era preciso transpor a corrente ameaçadora. Porém, ao saltar de uma pedra, Mussa foi infeliz e caiu no torvelinho espumante das águas em revolta. Teria ali perecido, arrastado para o abismo, se não fosse Nagib. Este, sem a menor hesitação, atirou-se à correnteza, livrando da morte seu companheiro de jornada.
Mussa, já sob uma coberta quente e confortável, ordenou que o mais hábil de seus servos gravasse na face lisa de uma pedra, que ali se erguia, esta legenda admirável. O servo gravou:
"VIAJANTE, NESTE LUGAR COM RISCO DA PRÓPRIA VIDA, NAGIB SALVOU HEROICAMENTE SEU AMIGO MUSSA".
Feito isso, prosseguiram com suas caravanas pelos caminhos do Oriente.
Cinco meses depois, durante a viajem de regresso, encontravam-se os dois amigos naquele mesmo lugar perigoso e trágico. E, como estavam fatigados resolveram repousar à sombra acolhedora da pedra que ostentava a honrosa inscrição feita por Mussa.
Já acomodados na areia clara, começaram a conversar, e, eis que por motivo fútil, surgiu de repente grave desavença entre os dois companheiros.
Discordaram. Discutiram. E então Nagib exaltado em um ímpeto de grande cólera esbofeteou brutalmente o amigo.
Mussa, sem dizer palavra alguma, não revidou a ofensa. Ergueu-se e tomando tranqüilo o seu bastão andou até a margem do grande rio. Ali escreveu na areia, ao pé do negro rochedo:
"VIAJANTE, NESTE LUGAR POR MOTIVO FÚTIL, NAGIB INJURIOU GRAVEMENTE SEU AMIGO MUSSA".
Surpreendido com o estranho ato, um dos ajudantes de Mussa observou respeitosamente:
— Senhor, da primeira vez, para exaltar a coragem de Nagib, mandaste gravar na pedra o feito heróico. E agora que ele acaba de ofendê-lo tão gravemente, o senhor limita-se a escrever na areia incerta o ato de covardia.
— acrescentou mais: — A primeira legenda ficará para sempre. Todos os que transitarem por este sítio, dela terão notícia. Esta outra porém, riscada na areia, antes do cair da tarde terá desaparecido!
Mussa fitou o humilde servo e esclareceu:
— A razão é simples. O beneficio que recebi de Nagib permanecerá para sempre em meu coração. Mas a injúria... essa negra injúria... escrevo na areia, com o voto de que ela desapareça rapidamente não só do local onde a registrei mas também das minhas lembranças.
Meu amigo, ai está a grande verdade. Aprenda a gravar na pedra os favores que você recebe, os benefícios que lhe fazem, as palavras de carinho, simpatia e outras tantas que ouvir. Porém aprenda a escrever na areia as injurias, as ingratidões, as ironias que lhe ferirem a vida. Só dessa maneira serás feliz.
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;" Mateus 6:14.

Amor Não Fingido


Refletindo sobre o texto de Hebreus 3:13 que diz: "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado".
Lembrei-me então da historinha do "João Bafo de Onça".

João era um homem muito trabalhador, mas tinha um terrível mau hálito. 
Sempre que se reunia com os amigos de serviço para conversar, era inevitável que depois que ele fosse embora os amigos comentassem a respeito do seu mau hálito, e chegaram até a apelidá-lo de João Bafo de Onça.
O problema é que seus amigos, para não o magoarem, faziam estes comentários sempre quando ele estava ausente, nunca na sua presença, sempre pelas costas.
Até que depois de anos convivendo naquela empresa, João simplesmente desapareceu por uma semana inteira do serviço e seus amigos estranharam muito e procuraram saber o que havia acontecido.
Finalmente descobriram que João havia ido parar em um hospital devido a um sério problema de estômago que ele nunca havia tratado por nunca haver sentido nada, e isto era a causa do seu mau hálito.
João finalmente ficou livre do seu mau hálito e seus amigos acabaram confessando a ele que na sua ausência o chamavam de João Bafo de Onça porque nunca tiveram coragem de falar a verdade com receio de magoá-lo.
João respondeu: “Se vocês tivessem me falado isso há muitos anos atrás eu não teria sofrido tudo que sofri com meu problema de estômago.”
Moral da história: Nem sempre praticamos coisas certas e as pessoas que estão mais próximas podem muito nos ajudar nos exortando em amor para corrigir nossos erros.

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” Romanos 12:9.

Como Orar pelos Nossos Filhos



1. Nós devemos orar para ver nossos filhos genuinamente salvos.
Leia 2 Timóteo 3:15 e Romanos 10:17. O que Deus diz que abrirá o coração de um filho à salvação através de Jesus Cristo?
Leia 1 João 5:11-13. Uma pessoa pode – até mesmo uma criança pequena – verdadeiramente saber se ela tem a vida eterna?

2. Nós devemos orar para vermos nossos filhos amando a Palavra de Deus. 
Qualquer vida espiritual deve ser edificada sobre as Escrituras, as quais são a nossa única fonte verdadeira de nutrição. Leia Josué 1.8. O que Deus disse que é a chave para nós prosperarmos e sermos bem sucedidos?
Leia Salmos 119:97, 103. Para capturar esse espírito pessoalmente, eu lhe encorajo a ler e meditar no Salmo 119 todos os dias durante um mês. Durante 22 desses dias, leia uma parte para seus filhos como uma leitura devocional e depois orem esses versículos juntos, como a família.

3. Nós devemos orar para ver nossos filhos vivendo vitoriosamente.
Em João 8:32 e 36, Jesus deu-nos a chave da vitória. O que é esta chave?
Leia 2 Timóteo 2:25-26. Como nós devemos corrigir nossos filhos quando eles estão em rebelião? Qual deve ser a nossa oração em tais ocasiões? Leia João 17:15-17.
Qual é o caminho de Deus para guardar os nossos filhos do mal? Faça disso a sua oração diária por si mesmo assim como por sua família.

4. Nós devemos orar para vermos nossos filhos amando pensar sobre o céu. 
Isto não virá naturalmente para eles porque cada um nasce com um desejo para buscar as coisas aqui da terra.
Leia Colossenses 3:1-2. De acordo com Deus, qual deve ser a nossa mentalidade? De que maneira você pode modelar isto para seus filhos?
Leia 1 Timóteo 6.12. Como este versículo é um bom motivador para fazer cada dia contar para a eternidade?

5. Nós devemos orar para vermos nossos filhos achar o pecado repulsivo. Leia Provérbios 8:13. O que levará um filho a odiar o mal? Por que Deus odeia tanto o orgulho?

6. Nós devemos orar para vermos nossos filhos permanecendo sensíveis a Deus. 
Leia Salmos 51:17. Como este versículo reflete um coração sensível para com Deus?
Leia Tiago 4:6b-8a e 10. Qual é a raiz de todas as virtudes que ajudará os nossos filhos a permanecerem sensíveis para com Deus? Como Deus diz que essa vitória pode ser alcançada?

Esta lista proporciona um lembrete útil sobre o que orar por seus filhos numa base regular.

O Orgulhoso e o Humilde



A primeira e a pior causa de erro que prevalece nos nossos dias é o orgulho espiritual. Essa é a principal porta que o diabo usa para entrar nos corações daqueles que têm zelo pelo avanço da causa de Cristo. É o meio que Satanás usa para controlar cristãos e obstruir uma obra de Deus.
O orgulho é muito mais difícil de ser discernido do que qualquer outra fonte de corrupção porque, por sua própria natureza, leva a pessoa a ter um conceito alto demais de si própria. Ela pensa que a opinião que tem de si está bem fundamentada e que, portanto, não é um conceito elevado demais. Como resultado, não existe outro assunto no qual o coração esteja mais enganado e mais difícil de ser sondado. A própria natureza do orgulho é criar autoconfiança e expulsar qualquer suspeita de mal em relação a si próprio.
O orgulho toma muitas formas e manifestações e envolve o coração como as camadas de uma cebola - ao se arrancar uma camada, existe outra por baixo dela. Por isto, precisamos ter a maior vigilância imaginável sobre nossos corações com respeito a essa questão e clamar àquele que sonda as profundezas do coração para que nos auxilie. Quem confia em seu próprio coração é insensato.
Como o orgulho espiritual é mascarado por natureza, é mais fácil ser identificado por seus frutos e efeitos, alguns dos quais quero mencionar junto com os frutos opostos da humildade cristã.
A pessoa espiritualmente orgulhosa sente que já está cheia de luz, não necessitando assim de instrução. Por outro lado, a pessoa humilde é como uma pequena criança que facilmente recebe instrução. É cautelosa no seu conceito de si mesma, sensível à sua grande facilidade em se desviar. Se alguém lhe sugere que está, de fato, saindo do caminho reto, mostra pronta disposição em examinar a questão e ouvir as advertências.
As pessoas orgulhosas tendem a falar dos pecados dos outros. A pura humildade cristã, porém, se cala sobre os pecados dos outros ou, no máximo, fala a respeito deles com tristeza e compaixão.
As pessoas espiritualmente orgulhosas falam freqüentemente de quase tudo que percebem nos outros em termos extremamente severos e ásperos. É comum dizerem que a opinião, conduta ou atitude de outra pessoa é do diabo ou do inferno. Muitas vezes, sua crítica é direcionada não só a pessoas ímpias, mas a verdadeiros filhos de Deus e a pessoas que são seus superiores.Os humildes, entretanto, mesmo quando recebem extraordinárias descobertas da glória de Deus, sentem-se esmagados pela sua própria indignidade e impureza. Suas exortações a outros cristãos são transmitidas de forma amorosa e humilde e, ao lidar com seus irmãos e companheiros, eles procuram tratá-los com a mesma humildade e mansidão com que Cristo, que está infinitamente superior a eles, os trata.
O orgulho espiritual comumente leva as pessoas a se comportarem de modo diferente na sua aparência exterior, a assumirem um jeito diferente de falar, de se expressar ou de agir. Por outro lado, o cristão humilde - mesmo sendo firme no seu dever, permanecendo sozinho no caminho do céu ainda que o mundo inteiro o abandone - não sente prazer em ser diferente só para ser diferente. Não procura se colocar numa posição onde possa ser visto e observado como uma pessoa distinta ou especial; muito pelo contrário, dispõe-se a ser todas as coisas a todas as pessoas, a ceder aos outros, a se adaptar aos outros e a agradá-los em tudo, menos no pecado.
Pessoas orgulhosas dão muita atenção à oposição e a injúrias; tendem a falar dessas coisas freqüentemente com um ar de amargura ou desprezo. A humildade cristã, em contraste, leva a pessoa a ser mais semelhante ao seu bendito Senhor, o qual, quando foi maltratado não abriu sua boca, mas se entregou em silêncio àquele que julga retamente. Para o cristão humilde, quanto mais clamoroso e furioso o mundo se manifestar contra ele, mais silencioso e quieto ficará, com exceção de quando estiver no seu quarto de oração: lá ele não ficará calado.
Assim como o orgulho espiritual leva as pessoas a assumirem muitas coisas para si mesmas, de forma semelhante as induz a tratar os outros com negligência. Por outro lado, a pura humildade cristã traz a disposição de honrar a todas as pessoas.


Oramos o Suficiente?


Muitos de nós murmuramos por conta da falta de um, digamos, maior poder visível da parte de Deus em nós, manifestado em nós. São orações que aparentemente não são respondidas, pedidos não atendidos, retorno esperado não visto.
O problema, creio eu, é que a maioria de nós deseja a bênção, mas não quer pagar o preço. A maioria de nós acredita que uma simples oração, uma breve prece é suficiente. Alguém brincou certa vez dizendo que o crente com sono diz o seguinte antes de dormir: "Senhor, abençoe o planeta terra, amém", e logo está roncando debaixo das cobertas... pronto já orou por tudo e por todos.
Meus irmãos, ao dobrar os vossos joelhos e começar a orar não pensem vocês que de imediato acontecerá alguma coisa, não, vocês estão enganados, a princípio nada acontece, mas não desanime, saiba que Deus quer intimidade com você, comunhão, Ele quer que você seja UM com Ele como orou o Senhor Jesus, portanto meus amigos, ao começar a orar não tenha pressa, não fique de olho no relógio, não calcule nem se preocupe com o tempo.
Podemos ilustrar isso da seguinte forma:
O mergulhador profissional antes do mergulho prepara-se. Primeiro aprende a mergulhar com outra pessoa, depois escolhe o local, roupa e equipamentos apropriados, e então com um objetivo em mente salta na água.
Conosco costuma ocorrer o seguinte: saltamos na água de uma vez e vamos nadando, nadando abaixo, chegamos até a ver uma luz no fundo do oceano, mas bem distante de sequer chegarmos perto já voltamos nadando desesperados à superfície em busca de oxigênio. E não voltamos mais. Ou seja, estávamos no caminho certo, nos aproximando do alvo, daquela luz onde encontraríamos o que queríamos, mas desistimos no meio do caminho (ou no início) e voltamos. Isso acontece com quem ora apressadamente. Não chega a mergulhar nas profundezas da oração e acaba por não sentir então a maravilhosa presença de Deus, sequer a certeza de sua provisão. Sua FÉ não é fortalecida.
Outra forma de ilustrar seria um vôo. 
Ao começar a orar é algo como começar a bater asas em direção ao Céu dos Céus. Você vai voando, voando na oração, viajando em direção ao Trono da Graça de Deus, à Sala de Oração Celestial, mas você se cansa de bater as asas e ainda no céu visível/físico, você olha debaixo pra terra, você olha pra trás e volta cansado. Antes de chegar ao destino.
Conclusão: Tanto em uma ilustração quanto em outra percebam que não chegaste até Aquele com quem queria conversar. Motivo? Sua pressa. Sua falta de paciência. Seu desânimo e sua preguiça.
Irmãos tenham calma. Deixe o Espírito Santo falar a você docemente, fluir do seu interior, concentre-se e abra o seu coração ao seu Pai em oração e súplicas.
Pode parecer bobo dizer isso, mas quando for orar imagine Jesus à sua frente lhe ouvindo. É, parece bobagem, mas a maioria de nós quando fecha os olhos e ora, lembra da realidade, isto é, que está cercado de gente na igreja ou sozinho em casa orando. Gente... experimente imaginar que Jesus está lhe ouvindo, não é bobagem, experimente! Imagine estar no Céu com Ele enquanto ora! E veja o que acontece!
Aqueles irmãos que ainda não receberam o batismo com o Espírito Santo, aqueles irmãos que não oram em outras línguas, eu sei, muitos se consideram menos agraciados, menos espirituais, mas isto nem sempre é verdade.
Primeiro porque o tempo para o recebimento deste dom vem da vontade de Deus e não da nossa. Segundo porque embora (caso seja o seu caso) você não fale em línguas estranhas isso não significa que Deus o ame menos, que você seja um cristão pior do que seu irmão que, dekantalabassai, ora assim...
Por outro lado, acredito que alguns daqueles que já estão há algum tempo com o Senhor e ainda não foram batizados com o Espírito Santo, no fundo no fundo, sabem o porquê não o foram. E isso envolve vários motivos, dentre eles:
São de igreja tradicional, onde não se acredita na atualidade dos dons espirituais. Tem consciência de que não tem buscado a face do Senhor o suficiente, não tem mergulhado até as profundezas da oração. São preguiçosos. Possuem pecado oculto, pecado secreto, pecado de estimação, e não largam dele. Não se despojaram do velho homem e seus desejos carnais. Não confessaram nem abandonaram coisas que sabem, os condenam. Não há renúncia na vida da pessoa. Ao mesmo tempo que são cristãos e gostam da igreja, também são amigos do mundo. Essa vida dupla e incoerente os mata, não os completa, os deixa frustrados e não os permite alcançar a plenitude do Espírito Santo pelo simples fato de não se desprender das coisas da Terra.
Há um pastor que comenta em um livro escrito por ele sua experiência em trocar as habituais duas horas noturnas de TV, por duas horas com Deus. Sim, ele nos conta sua experiência vitoriosa ao sacrificar o que sua carne queria, isto é, assistir TV, e no lugar, nesse mesmo horário, estar ali, duas horas orando e meditando na Palavra do Senhor, antes que o sono lhe embriagasse. Eu sei, também parece bobo, mas pense mais além, pense na renúncia. Sim, a salvação é gratuita eu sei, mas lembre-se que ao contrário do que andam pregando por aí, você pode sim, vir a Deus como você está, mas não permaneça como você está. Venha a Deus assim mesmo, arrebentado como está, mas mude de vida. Obedeça à Palavra de Deus. Peça ajuda a Deus para melhor servi-lo cada dia mais e melhor.
"Voltando (Jesus) para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?" (Mt 26.40)
"Orai sem cessar". (1Ts 5.17)