Afinal, o que é ser discípulo?
Segundo o dicionário Aurélio, discípulo é aquele que recebe ensino de alguém, que aprende, que estuda qualquer disciplina, aluno, que segue as idéias ou doutrina de outrem.
Já o dicionário bíblico nos orienta que discípulo é aquele que recebe instrução, que segue conselhos, que imita os exemplos, de outrem.
Com estas definições, significa que podemos ser discípulos de um estabelecimento comercial, uma escola, um líder espiritual ou político.
Meu dentista por exemplo, é discípulo da faculdade de odontologia.
Ele estudou uma disciplina, foi aluno de uma faculdade e recebeu ensino de alguém.
Discípulo foi também uma designação que Jesus deu aos apóstolos.
E você pode ser um verdadeiro discípulo de Jesus, se guardar os mandamentos de Deus.
Para isso você tem que pagar o preço.
Não é decorando versículos, usando um terno com gravata ou até mesmo sabendo decifrar um mapa que vai tornar-se um bom discípulo. Isso não o torna nem menos e nem mais santo.
Par ser discípulo de uma faculdade, você tem que pagar um preço.
Só com o cursinho, quem freqüenta sabe, quanto dinheiro se gasta!
Para ser discípulo de Jesus, você terá também que pagar um preço.
Não basta você ser membro de uma igreja, ter uma carteirinha ou freqüenta-la a mais de dez anos.
Isso não o torna um verdadeiro discípulo de Jesus.
Para ser discípulo de Jesus, você tem que ser tratável e ensinável.
Uma pessoa que se pode tratar, delicada no trato, fácil, cortês nas relações, que tende a fazer o bem e que tem disposição favoráveis.
Para sermos discípulos de Jesus, temos que ser amáveis, dignos de sermos amados e agradáveis, que agradamos, que satisfazemos.
" Palavras agradáveis, amáveis, amigas são doce como mel. Dão ânimo e criam novas forças. " - Pv 16:24
" Tenham uma conversa agradável e sensata, pois assim vocês terão a resposta certa para todo o mundo. " - Cl 4:6
Para ser discípulos de Jesus, tem que ser aprazível, causar prazer. Ser sincero, que se exprima sem artifício, sem intenção de enganar, de disfarçar o seu procedimento.
" Pois eu desejo que vocês sempre vejam com toda a clareza a diferença entre o certo e o errado, e que sejam intimamente puros, para que ninguém possa censurá-lo desde agora até que o Senhor volte. " - Fp 1:10
" Em tudo quanto vocês fizerem, evitem queixas e discussões, de modo que ninguém possa dizer nenhuma palavra de censura contra vocês.
Vocês devem levar uma vida pura e imaculada como filhos de Deus num mundo em trevas, cheio de gente desonesta e obstinada. Brilhem entre eles como a luz de um farol, mostrando-lhes a Palavra da vida. " - Fp 2:14-16
Para sermos discípulos de Jesus temos que ser simples, pessoas que não são duplas ou múltiplas. É necessário ser franco, leal, despretencioso, bondoso, benéfico, longânimo, misericordioso e benígno.
" Não façam o Espírito Santo entristecer-se pelo modo como vocês vivem. Deixem de ser mesquinhos, irritados e mal-humorados. As contendas, as palavras ásperas e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês. Em vez disso, sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se mutualmente, tal como Deus as perdoou por vocês pertencerem a Cristo. Sejam bondosos uns para com os outros. " - Ef 4:30-32
Se você é igual ao resto do mundo; provavelmente está tentando realizar mais de uma coisa de cada vez.
Muitos dentro da igreja, para realizar grandes projetos acabam massacrando os mais humildes, pisam em qualquer um, para que seu projeto dê certo, custe o que custar.
Não se preocupe em fazer grandes coisas.
Se você não tem oportunidade de fazer grandes coisas, faça pequenas coisas, mas de uma forma grandiosa.
O triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéias para mudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário